Marketing Digital. Apenas uma daquelas palavras novas e chiques para você parecer esperto em reuniões, ou isso realmente é o que há atualmente?

O que é marketing digital, afinal?

Esse guia vai mostrar a você o que é o quê.

O marketing digital foi primeiramente popularizado como termo no começo dos anos 2000, mas na realidade já existe há bastante tempo.

Tipo, BASTANTE tempo. Aproximadamente 100 anos para ser exato.

Abaixo uma foto do primeiro profissional de marketing digital na história:

gulielmo marconi

(Fonte da imagem: Wikipedia)

O nome dele: Guglielmo Marconi.

O quê? O que um italiano tem a ver com marketing digital?

Sim. Em 1896 ele foi a primeira pessoa a demonstrar uma “transmissão pública de sinais wireless.”

Esse cara inventou o rádio.

Pouco depois da sua primeira demonstração na Inglaterra, sinais em código morse foram transmitidos através de águas abertas.

E enquanto demoraram outros 10 anos para o rádio alcançar o público geral, certamente não demorou muito para os criadores descobrirem que eles poderiam usar isso para vender coisas.

A primeira transmissão ao vivo foi de uma performance de ópera no Met, e adivinhe o que as pessoas fizeram depois disso?

Compraram ingressos!

O marketing digital nasceu.

Eu aposto que você está surpreso. Eu não mencionei smartphones, apps, anúncios no facebook ou blogs, nem nada disso.

Isso porque o marketing digital não tem nada a ver com a internet.

O que é Marketing Digital?

Como de costume, o Wikipedia fez um péssimo trabalho ao explicar: Marketing digital é um termo guarda-chuva para o visado, mensurável e interativo marketing de produtos ou serviços usando…

Urgh!

Eu quero uma definição fácil que eu possa me lembrar! Aqui temos uma: Marketing digital é qualquer forma de marketing de produtos ou serviços, que envolva aparelhos eletrônicos.

Essa é a razão pela qual o marketing digital tem estado por aí desde sempre (porque aparelhos eletrônicos também têm) e porque isso não tem necessariamente a ver com o Google ads ou retargeting.

O marketing digital pode ser feito tanto online quanto offline.

E ambos são importantes.

Por quê o marketing digital é importante?

Se lembra do outdoor?

Eu me lembro.

Como um jovem garoto na Califórnia, minhas experiências no banco traseiro do nosso carro foram basicamente alternando entre: “Mãe, tá chegando?” e “Olhe, um McDonalds, podemos ir?”, todas as vezes que um desses outdoors de 3 metros aparecia na beira da rua.

Crescendo com pais indianos, a resposta para as duas perguntas seria quase sempre a mesma: “Ainda não.”

Algumas vezes marcas grandes começaram uma guerra de outdoors, como esta entre a Audi e a BMW, que gerou algumas risadas:

owned

(Fonte da imagem: blog da BMW)

Em 2015, vários dos meus clientes ainda gastavam centenas de milhões de dólares em propagandas em outdoors.

Infelizmente isso morreu.

A razão pela qual outdoors como os acima vão morrer, está perfeitamente ilustrada em uma única foto de um Volvo.

Porque francamente, no futuro dirigir será mais ou menos assim:

volvo

(Fonte da imagem: Dullonet)

Nem um passageiro vai perder seu tempo olhando pra rua.

Faça-me um favor, a próxima vez que você estiver dando carona a um amigo, dê uma olhadinha para o lado direito.

Só por um segundo.

Mesmo agora, provavelmente ele estará olhando para o telefone.

Poxa, num mundo onde 9% de todos os motoristas estão ao telefone de um jeito ou de outro (enviando mensagem ou ligando), a qualquer hora do dia, como nós podemos pensar que os outdoors têm algum futuro?

Se nem mesmo o motorista está olhando para a rua mais, quem vai ficar olhando pra propagandas em outdoors?

E isso sem considerar os carros autônomos, nos quais a Apple e o Google estão trabalhando (você sabe que isso vai acontecer).

Elon Musk suspeita que eles estarão por aí em torno de 2020, são só mais 5 anos.

Isso significa que você não tem tanto tempo para descobrir essas coisas de como iniciar marketing digital antes de você poder desligar sua velha impressora do tempo da escola e fechar a loja.

A participação de pessoas gastando mais tempo usando aparelhos eletrônicos só vai crescer daqui por diante.

Com os Americanos gastando 11 horas ou mais em aparelhos eletrônicos todos os dias, não falta muito até nós gastarmos TODO o nosso tempo no mundo digital.

E enquanto sim, o marketing na internet é a razão pela qual garotos de 25 anos podem agora sentar na sua sala de estar e ganhar 2 milhões por ano jogando vídeo-games, o marketing offline ainda tem o seu lugar.

Vamos pegar o helicóptero e dar uma volta para ter uma visão geral.

Visão geral

Os 2 grandes grupos do marketing digital são o online e o offline. Dito isso, já que falarei sobre como fazer marketing na internet em um guia separado, eu só mencionarei as diferentes áreas do marketing digital online aqui para que fique completo.

Fonte :/neilpatel.com/

 

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.