“O luxo é o sonho, o que embeleza o cenário da vida, a perfeição tornada coisa pelo gênio humano. Sem luxo público, as cidades carecem de arte, destilam feiura e monotonia: não é ele que nos faz ver as mais magníficas realizações humanas, as que, resistindo ao tempo, não cessam de nos maravilhar?”A frase acima está no livro O luxo eterno escrito pelo filósofo Giles Lipovetsky e ressalta com toda a elegância que é característica do autor a importância do luxo na sociedade moderna enquanto elemento destinado à elevação do espírito e ao exercício da construção daquilo que nos torna, realmente, humanos.

O pensamento do Lipovetsky contribui para a compreensão de uma das características mais marcantes do luxo atual: a pluralidade. Podendo ser entendida como um sinônimo de diversidade, a pluralidade no segmento do luxo se manifesta de três formas bem distintas.

A primeira dela diz respeito à totalidade de produtos e serviços destinados ao setor de alto padrão. Seja na gastronomia, na indústria automobilística, no setor imobiliário ou na atividade turística, as mais diversas marcas e empresas encontram formas criativas de incorporar elementos de luxo em suas realizações.

Em seguida, é preciso pensar na pluralidade democrática do luxo e perceber que seus criadores podem surgir dos mais diversos lugares do planeta. O talento, a criatividade e o carisma dos profissionais que atuam no setor atravessa fronteiras e encontra seu significado no desejo dos clientes de todo o mundo.

Por fim, mas não menos importante, está a pluralidade das experiências. O luxo pode se manifestar em um brinde com os amigos, num domingo com a família no cinema ou na compra de um novo celular. A riqueza das vivências é que potencializa a experiência de luxo e não mais, unicamente, o consumo em sim.

Se a diversidade cultural é uma das principais bandeiras dos tempos atuais, o setor de luxo mostra que, mais uma vez, está atualizado com as tendências e faz da pluralidade um do seus principais atributos na sociedade contemporânea.

Crédito da imagem: Reprodução.

Luxo Terapia Manu Berger

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.