Hilchot Bein Hametsrim:

 

1) O período de vinte e um dias entre o 17 de Tamuz (o dia em que os muros de Yerushalayim foram violados) e o 9 de Av (o dia em que o Bait HaMikdash foi incendiado) é conhecido como “Bein HaMetzarim, entre os estreitos”, um referência a estarem entre duas calamidades significativas. Este período de tempo é mais comumente referido simplesmente como “as três semanas”.

2) Este período solene no calendário judaico é um momento de reflexão do nosso relacionamento uns com os outros, especialmente no que diz respeito ao “Sinat Chinam, o ódio sem fundamento”, o pecado que provocou a destruição do Bait Hamikdash, o pecado que o Talmud afirma ser igual em gravidade para transgredir os três pecados do ídolo de adoração, assassinato e depravação sexual. (talmud yoma 9b)
O Netziv, HaRav Naftali Tzvi Yehuda Berlim (em shu “t Mayshiv Davar vol.1 Siman 44)
Explica sobre esse “ódio sem fundamento” e explica que não era apenas um ódio contra as pessoas por pequenas iniqüidades, mas que incluía um ódio para qualquer judeu que praticasse seus “Avodat HaShem” de uma maneira diferente daqueles.
Se alguém visse um outro judeu que dependesse de uma indulgência halachica que foi aceito na comunidade dessa pessoa, mas não se baseou em seus próprios, em vez de aceitar que “Eilu v’Eilu Divrei Elokim Chaim” (ver Talmud Eruvin 13b) , essa pessoa fosse considerada um herege e fosse despreocupada ao ponto de as pessoas serem atacadas ou mesmo mortas por serem diferentes! (veja O Teshuva – ao longo de onde ele lamenta a realidade deste “Sinat Chinam”, de não aceitar diferentes pontos de vista legítimos ou maneiras de servir HaShem, sendo “vivo e bem” e a causa da galut estar se estendendo por tanto tempo, infelizmente. Também o comentário do Netziv sobre a Torá, Ha’amek Davar Bamidbar, 15:41, Vayikra 19: 2 e Devarim 10:12)
Todos os judeus que anseiam a chegada do Mashiach e a reconstrução do Bait Hamikdash – e a nação judaica – a sua antiga glória, devem tentar se retificar durante este período, especialmente nesta área crucial de Sinat Chinam.

3) A natação em uma piscina ou lago é permitida durante as “três semanas” até Rosh Chodesh Av, momento em que é costume abster-se de nadar até depois de tisha B’av.

4) ao nadar nas “três semanas”, deve ser tomado um cuidado especial para evitar atividades perigosas, pois este período de tempo está predisposto a Sakanah, perigo.
(veja halichos shlomo; bein hametzorim perek 14, dvar halacha 7)

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.