A sustentabilidade é uma ideia que há muito tempo deixou o mundo administrativo para encontrar espaço no dia a dia. E o turismo é um bom exemplo de segmento em que essa ideia é cada vez mais potencializada.E a melhor forma de celebrar o turismo sustentável é conhecer regiões em que a natureza e o desenvolvimento são harmonizados de forma adequada.  O Brasil conta com inúmeras opções para quem procura se divertir de um jeito diferente, curtindo atividades ao ar livre. De acordo com o levantamento do Ministério do Turismo sobre a demanda turística internacional, 15,7% dos estrangeiros que vieram a lazer para o Brasil em 2015 tiveram como motivação justamente a natureza, ecoturismo e aventura.

Confira abaixo, cinco destinos exclusivos indicados pela BlaBlaCar para aproveitar encantos e belezas em meio à natureza.

Parque do Petar – Iporanga/SP

Petar

A cidade abriga três dos quatro núcleos de visitação do Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. Cachoeiras e passeios nas cavernas, dos tamanhos mais variados, são as atividades mais procuradas. Iporanga oferece ainda outras várias trilhas em meio à Mata Atlântica. A cidade fica a aproximadamente 300 km de São Paulo.

Parque das Quedas – Abelardo Luz/SC

Parque das Quedas

O Complexo das Quedas é formado por um conjunto de sete quedas d’água no Rio Chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas. Oferece cabanas, piscina com tobogãs, churrasqueira, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de pássaros e paredões de pedras esculturais.  Ainda no Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por ter abrigado mais de 100 homens durante a Revolução Federalista.

Pico das Agulhas Negras – Itatiaia e Resende/RJ

Agulhas Negras

O Pico das Agulhas Negras está localizado na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, parte da serra da Mantiqueira, entre o município de Bocaina de Minas e os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende. O rio Preto, que tem 222 km de extensão, tem sua nascente no pico das Agulhas Negras. No parque, que é o mais antigo do Brasil, existem várias montanhas com altitudes superior a dois mil metros.  Para os turistas, no cume das Agulhas Negras é possível avistar vários pontos da região, como o morro do Couto, a segunda montanha mais alta do parque. A região tem muitos hotéis fazenda próximos ao parque, também é comum ver acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel.

Trilha Transcarioca – Rio de Janeiro/RJ

Trilha Transcarioca

Inaugurada neste ano, é considerada a maior trilha urbana do país. Em seus 180 Km de extensão que passam por montanhas, florestas fechadas, trechos urbanos, cachoeiras e praias, a Transcarioca atravessa a cidade maravilhosa – da Barra de Guaratiba, na Zona Oeste, ao Morro da Urca, aos pés do Pão de Açúcar, na Zona Sul. Ao todo, são 25 trechos que passam por sete unidades de conservação.

Parque Nacional do Catimbau – Pernambuco

Catimbau

O segundo maior parque arqueológico do Brasil impressiona os visitantes por sua grandiosidade, beleza e formações geomorfológicas, que exibem verdadeiras obras de arte, esculpidas por processos erosivos. Nos 27 sítios arqueológicos existentes no parque, é possível apreciar pinturas de 6 mil anos, que representam como era a vida na região. Para os mais esportistas, é possível fazer várias trilhas, de baixo grau de dificuldade, para acessar os monumentos geomorfológicos.

Crédito das imagens: Reprodução.

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.