Você sabe que hoje a internet é o grande ponto de partida para a compra de produtos e serviços. O Google fez uma grande pesquisa e concluiu que a internet mudou a decisão da compra do ponto de venda para a rede, como está na Folha de São Paulo, em 19/05/2011 com o título “Internet influencia compra de 62% dos consumidores, aponta Google”. Imagine hoje, quase dois anos depois, com o crescimento do acesso a internet e a expansão do Facebook.

Veja algumas conclusões que o Google chegou nessa pesquisa:

• 62% dos consumidores consultam informações on-line antes de fazer uma compra. Eles procuram indicações em sites de buscas e nas redes sociais.

• Nesse universo, 32% dos consumidores conversam ou compartilham informações antes de comprar.

• 83% dos usuários que buscaram informações na internet confiavam na opinião dos usuários da rede para as compras, com uma procura de quatro a sete opiniões.

Veja a ilustração que montamos para você entender esse processo na prática.

 

No primeiro momento nós temos uma pessoa com um desejo, uma dúvida ou um pensamento. Ele busca o que chamamos de palavra-chave, por exemplo, “depilação a laser”.

Ela digita no Google “depilação a laser”, analisa os resultados e clica nos quais ela achou mais interessantes. Agora tem início a fase de comparar qual site tem a “melhor resposta”. Lembre-se que essa mesma busca pode ser iniciada no Facebook, Google Plus, Youtube ou qualquer rede social, por isso temos de estar presente no máximo de ambientes possíveis.

O consumidor separa os sites e blogs que responderam melhor a seu desejo “depilação a laser”. O critério de seleção dos sites e blog inclui vários fatores objetivos e subjetivos como qualidade do texto, imagens, área de atendimento da clínica, combinação de cores, rapidez no carregamento e diversos outros fatores.

Depois vem a decisão de escolher qual comprar. Aqui o consumidor avalia a relação entre VALOR e PREÇO. Veja como é simples:

Preço é a quantidade de dinheiro que você para por algo. No nosso exemplo “depilação a laser” tem o preço de R$ 50,00.

Valor é quanto você percebe de vantagens de um produto ou serviço. Por exemplo, uma clínica que tem vários depoimentos de clientes, mais de 500 curtir no facebook, tem vários vídeos mostrando as instalações da clínica e os tratamentos realizados, que respondeu muito rapidamente e de maneira muito profissional um email que você mandou e que teve um ótimo atendimento por telefone.

O consumidor sempre ficará mais confortável em ir a uma clínica com as características acima, que demonstra muito mais VALOR do que a concorrência.

Agora vem a efetivação do serviço. Essa parte acontece dentro da clínica. Depende muito da equipe de atendimento, das instalações, dos equipamentos e da prestação do serviço.

Se o consumidor tiver um ótimo atendimento, um excelente serviço de depilação e o preço for justo, ele com certeza comentará POSITIVAMENTE com seus amigos nas redes sociais, dará um novo depoimento no site e indicará a clínica para várias outros consumidores. Mas se ele não gostar, ele vai falar como foi mal atendido em todas essas mesmas redes sociais e no reclame aqui e dificilmente essa clínica se firmará no mercado.

Esse é o ciclo de comportamento do consumidor na era da internet que abordamos no nosso PLANEJAMENTO DE MARKETING DIGITAL.

Sua empresa já está aproveitando desse ciclo POSITIVO de utilização da internet para aumentar suas vendas?

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