ACREDITO EM VOCÊ

O Zoar, principal livro da cabala, afirma que: D-us, a Torá e Israel, são integrantes de uma coisa só! (Vaikra, 21). É fundamento do judaísmo reconhecer a existência e a grandiosidade de D-us. Além disso, reconhecer a autoria divina e a imensa sabedoria da Torá. Acreditar em D-us e na Torá são partes inseparáveis da nossa fé.

O Rebe Tsadok de Lublin, rabino polonês (1823-1900), explicou ainda que existe o terceiro vértice de acordo com o Zoar: Israel. Segundo ele, acreditar em si mesmo, no seu potencial que D-us te deu equivale a acreditar em D-us. É uma coisa só!

Além disso, o rabino polonês ousa em dizer que acreditar no próximo também equivale a acreditar em D-us. É uma coisa só. (Sidkat Tsadik, cap 154).

Em uma época onde “life coaching” procura acima de tudo, para o indivíduo, uma realização eficaz em todos setores da vida. O Rebe de Lublin ensina que tudo começa no acreditar em si mesmo. E depois, na crença ao próximo. Vejamos.

Noé foi um homem justo. Acreditou em D-us. Mas não acreditou em si mesmo. Não apostou que podia salvar a humanidade. Poderia ter evitado o dilúvio. Não acreditou em sua geração.

Já Avraham, além de acreditar em D-us, acreditou em si. Mais do que isso. Acreditou no outro. Salvou muita gente. Acreditou até nos habitantes de Sedom.

Avraham é considerado o primeiro judeu. Foi o primeiro a acreditar em D-us, na Torá, em si e no próximo.

Essa é a crença judaica.

Eu acredito em você.

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.