FONTE DA VIDA

Venha e aprenda. O que está escrito sobre a boca do Tzadiq (Justo)? Eis que lemos “A boca do justo é manancial de vida, porém a boca dos perversos esconde a violência.”
מְקוֹר חַיִּים, פִּי צַדִּיק; וּפִי רְשָׁעִים, יְכַסֶּה חָמָס
– Mishlei 10:11
Por que a boca do justo (tzadiq) é fonte de vidas? Porque ele revela os misterios do Divino. E como sabemos isso? Porque está dito “pi tzadiq u’pi reshayim (פִּי צַדִּיק; וּפִי רְשָׁעִים)”. As letras iniciais nestas quatro palavras são “Pei (פ), Tzad (צ), Vav (ו) e Resh (ר)” e que são o anagrama da palavra “Tzeruf (צרוף)” que é permutar, trocar de lugar as letras de uma palavra para revelar seu mistério. Note abaixo as letras na cor vermelha no versículo original hebraico.
מְקוֹר חַיִּים, פִּי צַדִּיק; וּפִי רְשָׁעִים, יְכַסֶּה חָמָס
 
E quando alguém e considerado um perverso? Quando ele esconde o mistério divino e não o revela fazendo com que a mundo se encha de violência, pois ele favorece a interpretação literal (P’shat) que edifica os dogmas e pelos dogmas pessoas matam umas as outras. Portanto, repito o que já foi antes aconselhado, que é proibido citar os pessuqim (versículos) das Escrituras Sagradas sem a intenção de revelar os seus mistérios. Não se torne perverso! Se a você não foi dado revelar os mistérios das escrituras, não queira ser professor dela e falar ou escrever apenas o literal cometendo perversidade.
עֵץ-חַיִּים הִיא, לַמַּחֲזִיקִים בָּהּ; וְתֹמְכֶיהָ מְאֻשָּׁר.
Árvore de vida Ela é (a Torá) para os que dela tomam, e são bem-aventurados todos os que a retêm.  Adonai, com sabedoria (Chachmá) fundou a terra; com entendimento (Tevuná) preparou os céus.
Provérbios 3:18 & 19
AUTOR
Bën Mähren Qadësh
Deipankara Vedas

About The Author

Related Posts

Leave a Reply

Your email address will not be published.